domingo, 14 de agosto de 2011

Prende-se artistas, depois queima-se livros, em seguida...



Fila no
 teatro de Jenin

Representação da Flauta Mágica, de Mozart,
no Teatro da Liberdade de Jenin
Se não bastassem as bombas, Israel resolveu atacar a Palestina  na frente que ela mais preza, depois da liberdade. Querem destruir também o que lhes resta de atividade cultural que lhes é cara.


Após o assassinato misterioso de Juliano Mer-Khamis (filho de uma israelense e de um palestino), carismático criador do JFT, Teatro da Liberdade de Jenin (Jenin Freedom Theatre) , a campanha de intimidação de seus membros corre solta.
As prisões arbitrárias começaram dentro do próprio teatro, quando duas semanas atrás tropas de soldados da IDF (exército israelense) invadiram o local e prenderam Adnan Naghnaghiye e Bilal Saadi, dois de seus elementos mais engajados nos projetos atuais.
No domingo passado foi a vez do ator Rami Hwayel que estava para estrear em Esperando Godot, peça de Samuel Beckett que será, ou seria, dedicada ao colega cujo assassino continua em liberdade e cuja origem continua ignorada.
Rami foi detido ao passar por um checkpoint na Cisjordânia de carro com amigos. Ia visitar a família. Os amigos ficaram estupefatos e família e advogados não conseguem obter nenhuma explicação das autoridades israelenses para a sua detenção.
O britânico Jacob Gough, diretor artístico do teatro, está preocupado com o fato de virarem alvo. Sobretudo porque o objetivo das prisões ostensivas parece ser mesmo destruir os projetos artísticos e culturais pioneiros do teatro que tem ganhado muitos simpatizantes tanto na Palestina quanto em Tel Aviv.
Músico israelo-sueco Dror Feiler em um dos barcos
da Flotilha da Liberdade - Stay Human bloqueados na Grécia

Suspeita-se que a perseguição tenha ficado mais acintosa por causa do co-fundador do teatro Dror Feiler ter sido preso e deportado junto com dezenas de pessoas que tentaram furar o bloqueio naval de Gaza no mês passado.
Curso de Fotografia no JFT
 
Multimídia para
os meninos no JFT


Tratamento de trauma
pós-prisão, tortura e agrassões
 através da arte no JFT
Qualquer que seja a razão obscura da perseguição, este centro cultural é vital à Cisjordânia.
Projeta filmes, promove atividades multimídia, tem cursos de todas as expressões artísticas, de fotografia a teatro, promove encontros e debates culturais entre jovens, terapia através da arte dramática, e veicula valores liberais de maneira geral e em particular de igualdade entre os homens e as mulheres, desafiando inclusive os religiosos radicais locais.
O Teatro da Liberdade de Jenin é um dos poucos lugares na Palestina em que se respira alegria, esperança e entusiasmo.
Deve ser por isto que está no olho do furacão da ocupação israelense da Palestina.

Enquanto fala em negociação para evitar o reconhecimento do Estado da Palestina na ONU, nesta semana o governo de Israel aprovou a construção de 1.600 apartamentos/invasões em Jerusalém Oriental. Na Cisjordânia. E daqui a poucos dias vai aprovar mais 2.700 na mesma área.
São os tais anunciados durante a embaraçosa visita do vice-presidente dos Estados Unidos John Biden a Tel Aviv.
Em vez de resolver os problemas, causam mais ainda, demonstrando aos seguimentos democráticos da população que não está nem aí para a harmonia social e para a paz.

Passeatas continuaram ontem em
Haifa, Afula, Eilat, Tel Aviv 

E as tendas de protesto contra a exorbitância do custo de vida
aumentaram em Tel Aviv 
Falando em paz, ONGs de Direitos Humanos de Israel temem que com o aquecimento político interno causado pelas passeatas que não param, o governo de Netanyahu fique tentado a atacar os vizinhos para convocar os reservistas e fabricar-lhes um inimigo comum que os ocupe e cale suas reivindicações econômicas.

Soldado da IDF - Breaking the silence


Teatro da Liberdade de Jenin: http://www.thefreedomtheatre.org/;
Lista de produtos das colônias a serem boicotados:
http://peacenow.org.il/eng/content/boycott-list-products-settlements;
Free Gaza Movement: http://www.freegaza.org/;
Global BDS Movement: http://www.bdsmovement.net/;
http://www.bigcampaign.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário