domingo, 23 de outubro de 2016

Erosão da Convenção de Genebra

 
A Batalha de Solferino, no dia 24 de junho de 1859, não foi a mais carniceira da história do século XIX, marcado pelas guerras expansionistas de Napoleão e os dois outros Bonapartes.
Porém, este combate entre o exército francês e sardo contra a Áustria, na Segunda guerra de independência da Itália, ficou para a história por causa de um ser humano extra-ordinário. O humanista Jean-Henri Dunant. Este viajante suiço ajudou no socorro dos que tombaram - cerca de 40 mil dos 300 mil soldados envolvidos no combate. Ainda sob o choque, escreveu um livro - Memória de Solferino  - descrevendo os horrores que testemunhara.
Seu depoimento levou à criação da Cruz Vermelha e da Convenção de Genebra, assinada pelas potências européias em 1864, e posteriormente, por 196 países.
Valeu-lhe também o primeiro prêmio Nobel da Paz, em 1901. (Depois dele, infelizmente, até Shimon Peres e Barack Obama receberam e este perdeu muito de seu prestígio humanitário.)
Foi a descrição que Henri Dunant fez da dificuldade do tratamento dos feridos que levou ao artigo da Convenção que determina que instalações médicas e pessoal médico sejam alvos ilegítimos em situação de conflito armado.
Hoje, imagens de hospitais, supostamente bombarbeados por aviões russos na Síria, chocam como se fossem exceções à regra. Mas não são desde a Primeira Intifada.
Sem contar que faz mais de um ano que a Arábia Saudita - com a bênção de Washington - tem bombardeado postos de saúde no Yêmen sem que a grande mídia dê um pio.
E os Estados Unidos têm feito o mesmo no Afeganistão. Aliás, ao bombardear o hospital de Kunduz, mantido pelos Médecins Sans Frontières - MSF, a Fora Aérea estadunidense procedeu como no Iraque - abateu a tiros todos os sobreviventes que tentaram escapar do bombardeio. No final das contas, 42 médicos, enfermeiros e pacientes morreram.
Sem falar no fato de os Estados Unidos terem inaugurado o uso de armas químicas no Vietnã, e desde então, não parar. (Falando em Monsanto, vale lembrar a lei de Barack Obama proibindo processar a Monsanto pelos danos causados por seus agro-tóxicos - nos produtos químicos que fabrica para Israel e os EUA matarem, nem se fala).  
Portanto, brandir a Convenção de Genebra sobre os acontecimentos na Síria, é uma hipocrisia. 
O desrespeito à Convenção de Genebra foi banalizado desde que Israel e os Estados Unidos deixaram de aplicar suas regras em zonas que atuam sem restrição alguma.
Aliás, quatro dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas - França, Estados Unidos, Inglaterra, Rússia - participam de coalizões militares envolvidas em ataques de instalações médicas. Só salva a China, que não ataca hospitais com armas, mas está causando calamidades na África por outros meios não menos condenáveis, sob silêncio geral.
Em março deste ano, houve um movimento da Cruz Vermelha  de reanimação da Convenção de Genebra. Mas sem adesão dos países que pilotaram sua destruição, a iniciativa não tem sentido.
Quem e o quê provocou a erosão da Convenção de Genebra?
Por um lado, os drones - veículos militares teleguiados - e as tais "forças especiais". Ou seja, soldados treinados para matar sem piedade. (Soldados robôs já estão sendo fabricados e se/quando forem usados, não haverá nenhum espaço para ética e moral).
Por outro lado, o fato de os Estados Unidos e Israel terem banalizado este tipo de ataque sem nenhum respeito a instalações da ONU, do Crescente Vermelho ou da Cruz Vermelha.
Aliás, a Cruz Vermelha foi criada como um movimento humanitário global que prestava socorro a todo mundo no mundo todo, sem selecionar seus pacientes e atendendo inclusive em hospitais militares - contanto que o exército destes respeitasse a Convenção de Genebra.
Mas isto foi em uma época em que as guerras eram entre nações ditas "civilizadas", ou seja, país contra país oficialmente reconhecido e legitimado pelas grandes potências ocidentais.
A fragmentação da Iugoslávia, o genocídio em Ruanda, a limpeza étnica sistemática da Palestina e a emergência de organizações para-militares étnicas e religiosas fez o discurso mudar, e com sua mudança, a ética foi detonada.
"We, the normal folk, against an inhuman, alien and irrational foe", como diz um médico de Médecins Sans Frontières. Diga-se de passagem, 21 de seus postos de atendimento na Síria e no Yêmen já foram atacados.
Ora o que destrói realmente a Convenção de Genebra é a desumanização do inimigo.
Como Israel faz chamando os palestinos de "animais", reduzindo-os à condição de bichos e objetos inanimados aos olhos dos recrutas da IDF, em suma, desumanizando totalmente o povo cujo território ocupa e espolia sem que a "comunidade internacional" puna o ocupante por seus visíveis crimes de guerra.
Digo que a desumanização do inimigo é o fator preponderante na infração à Convenção de Genebra porque quando se pensa no inimigo como uma pessoa de carne, osso e sentimento como os próprios, não dá para atirar ao alvo e executar sumariamente como fazem os soldados israelenses, os Seals dos EUA, e outros militares que têm irmãos, pais, uma família como o rapaz, a moça, a criança que ele ataca.
Trocando em miúdos, para a Cruz Vermelha obter resultado positivo em sua campanha para resgatar o comportamento moral definido na Convenção de Genebra, tem primeiro de convencer os dois responsáveis por sua demolição a respeitá-la.
Primeiro Israel, que trata os palestinos como sub-gente, infringe todas as leis internacionais inclusive usando meninos como escudo, e procede à sua limpeza étnica como se as leis internacionais só existissem para os demais 195 assinantes da Convenção de Genebra.
Segundo, os Estados Unidos, que desde a emergência do Al Qaeda na década de 90, invadiu o Afeganistão e O Iraque sem nenhuma restrição militar, detonou as leis institucionalizando o sequestro de cidadãos estrangeiros no exterior, a prática de tortura (não apenas em Guantánamo), a violência sexual nos prisioneiros, e "extra-judicial killings", "legitimando" os crimes israelenses na Palestina e estabelecendo exemplos criminosos de comportamento à Arábia Saudita, Rússia, Síria, Turquia, e os países da OTAN de maneira geral.
Concluindo, acho que a mídia também é responsável pela implosão da Convenção de Genebra.
Os jornalistas têm de cumprir sua missão de informar sem deixar-se manipular por comunicados de imprensa das grandes potências e organizações suspeitas tais como os Capacetes Brancos.
Os jornais, as televisões têm de mostrar a realidade de uma guerra - os corpos desmembrados, o sangue jorrando, o desespero do ferido, ambulâncias sendo bombardeadas, pessoas desarmadas sendo executadas - para que um movimento cidadão internacional diga: Basta! Recuperemos nossa humanidade!

 In two cables from '67 and '68, Foreign Ministry officials admit violations of Geneva Conventions, instruct diplomats how to evade need for compliance by eschewing use of the word ‘occupation.

Há duas semanas abordei aqui os capacetes brancos na Síria e suas relações e atitudes ambíguas.
Hoje é a vez de chamar a atenção para outra personagem que a grande mídia tem adulado como herói, o sírio-finlandês Rami Adham, pai de seis filhos que, segundo a grande mídia, "arrisca a vida para levar brinquedos para os meninos sírios sitiados em Aleppo".
Sua estória, como a dos white helmets, era bonita demais para ser verdade. Então,
Na Síria, como em outros lugares, a fronteira entre ficção e realidade, desprendimento e interesses escusos, é tênue e perigosa.
BDS:Will your city or organization join the HP Week of Action?
PALESTINA
Na longa lista de arbitrariedades do governo de Israel contra os palestinos e contra seus próprios cidadãos judeus que condenam a ocupação, há de acrescentar-se a da recente tentativa de revogar a nacionalidade de Hagai El-Ad, presidente da ONG israelense de Direitos Humanos B'Tselem.
A B'Tselem contra-atacou com com uma campanha e um abaixo assinado que não para de ganhar adeptos: Support us against silencing attempt of Israeli PM and other politicians. Add your name today & RT!

Na semana passada, o chefe do departamento arqueológico israelense comparou a UNESCO com o Estado Islâmico.
A que deveu-se tal rompante?
Ao fato da  UNESCO ser o único organismo internacional a reconhecer oficialmente os crimes de Israel. No caso, culturais, que são do seu domínio.    
Ora, além de roubar ostensivamente o patrimônio histórico-cultural palestino, que não deixa de ser nosso, Israel agora está pressionando a UNESCO para tirar Jerusalém da lista de sítios arqueológicos em perigo.
Por quê?
Para poder continuar a destruir o patrimônio cristão impunemente, pilhar a Palestina de sua, nossa, história, e judeneizar nossos sítios arqueológicos.
Will UN bless Israel's destruction of Jerusalem's heritage?

Ben WhiteTraders, patients & UN staff have all been affected - but why is Israel tightening the Gaza blockade? Why is Israel tightening the Gaza blockade? and nobody does nothing?
Mondoweiss: .
+972 Mag:

Outro vídeo de soldados israelenses executando palestinos imobilizados vazou na semana passada. Desta vez é uma mulher que foi assassinada friamente em um checkpoint na Cisjordânia ocupada. Vale lembrar que  no último ano a IDF e colonos judeus já mataram 234 palestinos.
Israeli soldiers have already killed 234 Palestinians since October 2015. Last week came out the disturbing video below. It shows Israeli soldiers carrying out another on an immobile Palestinian woman at occupied West Bank checkpoint.
BRASIL

 
PS. Prêmio Nobel de Literatura para Bob Dylan! Incrível.
Os juizes do Prêmio Nobel estão cada vez mais influenciados por lobbies e por forças descompromissadas com a realidade e a história.
Cresci admirando o Bob Dylan contestador, um ar fresco na opressão em que a Ditadura militar brasileira condenou minha geração e os mais velhos que eu.
Porém, enquanto o Brasil se abria à Nova República, Bob Dylan virava um sionista reacionário incompreensível. Ao ponto de em 1983 lançar o álbum Infidels que chocou o mundo pensante. Fazia a apologia de Israel e seus métodos expansionistas no momento em que a IDF invadia o Líbano.
Em 2011, o que poderia ser considerado acidente de percurso - sua ligação com grupos sionistas extremistas de extrema-direita tais a Jewish Defense League de Meir Kahane, e do partido racista Kach -  consolidou-se em posição política quando deu show em Israel apesar das demandas reiteradas de boicote feitas por compositores engajados como Roger Waters, do Pink Floyd .
Se fosse para dar um Nobel de Literatura a um compositor, Bruce Springsteen e o nosso Chico Buarque merecem bem mais do que Bob Dylan. Pelo menos são morais, coerentes, e já escreveram livros. No caso do compositior tupiniquim, de alta qualidade literária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário