domingo, 14 de julho de 2013

Israel vs Palestina: História de um conflito XXXVI (10-2003)


No dia 24 de setembro, 25 pilotos da IDF haviam declarado publicamente que se recusavam a executar missões nos territórios palestinos que ameaçassem a vida dos civis.
Esta notícia dera pano pra manga e chamou atenção da população israelense para a recusa de muitos jovens a executar ordens de violência gratuita nos territórios ocupados.
Porém, logo no começo de mês de outubro, no dia 04, uma bomba-suicida derrubou em um segundo a simpatia relâmpago pró-palestina. A moça explodiu no restaurante Maxim, no litoral de Haifa, levando consigo 19 pessoas, inclusive três crianças.
A jovem ao lado, de 28 anos matou-se matando toda essa gente e ferindo mais de cinquenta. Chamava-se Hanadi Jaradad e era de Jenin. Dela só sobrou a cabeça.
Como acontece amiúde quando a IDF bombardeia os territórios palestinos, de algumas vítimas em Haifa também só sobraram pedaços. De outras, corpos mutilados ou crivados de estilhaços.
A responsável por esta carnificina, estava para passar o Exame de Ordem após formar-se em Direito na Universidade Yarmouk na Jordânia. Foi a Israel a trabalho e em vez de ir ao encontro profissional marcado, foi a Haifa executar vingança.
Por quê?
Todos os bombas-suicidas palestinos eram jovens e todos tinham uma razão irracional para explodir-se assassinando. A população toda sofre no quotidiano. Todos os palestinos são humilhados e ofendidos todos os dias. Toda família palestina já teve e tem pelo menos um parente sendo torturado atrás das grades israelenses. Toda família já perdeu pelo menos um parente de maneira violenta.
Porém, só alguns pegavam em armas. Embora fossem protegidos e admirados pela coragem. Como os resistentes franceses durante a Ocupação alemã durante a Segunda Guerra.
E pouquíssimos viravam bombas-suicidas. Normalmente estes que se explodiam não eram ativistas. Eram jovens comuns, sem história na resistência. Mas todos tinham uma história dolorosa e um momento em que um acontecimento drástico os levava a dizer Basta e ir pelos ares.
O que levou Hanadi a deixar a sair da "normalidade", deixar a carreira, a vida, para ir explodir-se em Haifa?
No caso dela, foi o assassinato da prima Salah, de 34 anos, e do irmão Fadi, de 25 anos. Soldados da IDF entraram em Jenin à paisana e executaram seus dois entes queridos.
Desde que soubera da notícia a vida de Hanadi mudara completamente.
Ela já perdera o noivo do mesmo jeito. Fora assassinado pela IDF quando ela tinha 21 anos, mas mesmo assim ela não aderira à resistência. Seus estudos de Direito na Jordânia ocuparam sua energia e seu tempo.
Talvez tenha sido também por isso, pela culpabilidade de ter ficado inativa, que ela tenha optado por este recurso extremo, extremista. A prima e o irmão caçula eram combativos. Testemunhar a morte deles foi um choque do qual Hanadi não conseguiu recuperar-se. Caiu em depressão. De jovial e ativa, entregou-se ao luto, depois à leitura constante do Alcorão, ao extremismo religioso  e passou a jejuar dois dias por semana.
Após o atentado, seu pai Taisir declarou: "My daughter's action reflected the anger that every Palestinian feels at the occupation. The occupation did not have mercy on my son Fadi, her brother. They killed him even though he was not a wanted person, they murdered him in cold blood before Hanadi's eyes."
Na mesma noite, ou melhor, às 3 horas da madrugada do dia 05, Apaches da IDF, como de praxe, torpedearam a casa da família dela em Jenin. Junto com a residência da família Jaradad, a IDF destruiu as casas dos dois vizinhos e estragou as de vários.
(Pois esta estória de "bombardeio cirúrgico" é para enganar incautos. É impossível atingir um alvo, do alto, sem "efeitos colaterais".)
Era o procedimento comum de Israel neste tipo de acontecimento. Cada vez que havia um ataque contra algum israelense, as casas dos responsáveis ou suspeitos eram destruidas imediatamente. Geralmente de madrugada.
Para completar as medidas de represália, Israel invadiu o território sírio para bombardear o escritório do Jihad Islâmico em Damasco. Pois o Jihad reivindicara o atentado que Hanadi realizara.
Bashar el-Assad não reagiu militarmente. Deixou a diplomacia tomar providências junto à ONU. Israel não seria nem repreendido. A invasão territorial não seria punida.

No dia 10, mais um menininho de 8 anos foi morto em Rafah, no sul da Faixa de Gaza. Os soldados da IDF o mataram com um tiro na cabeça.
Nesse ano, o assassinato de Ibrahim al-Qirinawi aumentou para seis o número de execuções desse tipo.
Desse tipo significa incursões militares pesadas de veículos protegidos por helicópteros que atiram a esmo enquanto os caterpillars armados demolem moradias.
Os tiros ao alvo, nos meninos, também eram comuns. Estes aconteciam/acontecem mais nas barragens ou quando os soldados estão sem assunto.
Um menino de 12 anos e um adolescente tinham morrido há pouco do mesmo jeito que Ibrahim. Mortes frequentes que não mereciam nem linha de jornal nem fotografia.
Durante três dias, tanques, helicópteros e caterpillars armados operaram inclementes.
Destruiram quarteirões inteiros de residências ao longo da fronteira com o Egito.
Enquanto os caterpillars demoliam as casas, os soldados atiravam em tudo o que mexia nas ruas do campo de refugiados, obrigando a população a trancar-se em casa sem poder sair para aula, trabalho nem mercado.
A IDF não visava apenas alvos humanos e residências.
Tanques de água (o bem mais precioso e raro na Faixa) e oliveiras (sustento alimentar e econômico das famílias) também foram sistematicamente destruidos.
Quando a Operação passou de Rafah para Yubna, os hospitais tratavam de mais de cinquenta feridos e sete famílias velavam seus mortos. Dentre eles duas crianças.
Em Yubna, campo de refugiados adjacente a Rafah, a incursão militar foi pesada do mesmo tanto e com os mesmos instrumentos terrestres e aéreos aterrorizantes.

Enquanto isso, na Suíça, um grupo de intelectuais preparava a "Iniciativa de Genebra. Baseada em negociações prévias, resoluções internacionais, Road Map, os parâmetros Clinton, e a Iniciativa Árabe de Paz.
Este plano (que até hoje continua na pauta pacifista do conflito) foi revelado no dia 13 de outubro com o apoio do ex-presidente russo Mikhail Gorbatchev e de outros políticos.
Mas o idealizador desta Iniciativa foi o suíço Alexis Keller, professor de Ciências Políticas na Universidade de Genebra.
Fazia dois anos que Alexis mexia os pauzinhos nos bastidores. Mobilizou negociadores israelenses e palestinos, intelectuais pacifistas estrangeiros, e acabou conseguindo chegar a este Acordo que achavam  viável.
A Iniciativa de Genebra era baseada nas Fronteiras de 1967, mas sem respeitá-las na íntegra.
Os israelenses conservariam os dois terços da Palestina inicial, que haviam ocupado a ferro e fogo em 1948 e que haviam declarado como Estado de Israel.
Os palestinos teriam de abrir mão de uma parte do território que a ONU lhes garantira em teoria (sem nenhuma garantia concreta no terreno). Teriam também de renunciar ao "direito de retorno" das vítimas da diáspora da Naqba.
Seria Israel que definiria quantos milhões, mil ou centenas, dos 3.5 milhões de refugiados, poderiam retornar à terra natal.
Em contrapartida da perda de território na Cisjordânia - onde Israel conservaria algumas invasões em locais em que aglomerara colônias e terras além da Linha Verde já engolidas pelo muro da vergonha - a Faixa de Gaza seria ligeiramente aumentada.
Veremos os detalhes desta Iniciativa em dezembro, quando for assinada.
Apesar dos prejuízos, Yasser Arafat demonstrou entusiasmo com a "brave initiative that opens the door to peace".
Ariel Sharon deu de ombros.
O Primeiro Ministro de Israel preferia continuar a expandir as invasões. Contava com a ocupação civil e o muro para inviabilizar um Estado Palestino de terras contínuas. Apostava na limpeza étnica, em um grande Israel. E os palestinos que sobrassem, controlados a punho de aço em um sistema de apartheid.

No mesmo dia 13, Yasser Arafat deu uma estocada em seu novo primeiro ministro Ahmed Qorei.
Ele mesmo nomeou o Ministro do Interior.
Era Hakam Balawi, um dos dirigentes do Fatah, que parecia ao presidente palestino a pessoa mais fiável para cuidar da implementação do Road Map, e de sua própria segurança.
Hakam nasceu em al-Bala, perto de Tulkarm, em 1939. Era dez anos mais novo do que Yasser Arafat. Era antigo no Fatah. Estava no Comitê Central desde 1989.
Como formara-se em Administração, Jornalismo e Educação, virou diplomata logo que foi exilado.
Aos 34 anos foi enviado pela OLP à Líbia. Ficou em Trípoli de 1973 a 1975. De 1983 a 1994 teve a mesma responsabilidade em Tunis. E representou os palestinos na Liga Árabe druante 12 anos.
Na volta do exílio, foi nomeado conselheiro para as agências nacionais de segurança até 1996. Ano em que foi eleito deputado por Tulkarm.
Em 2001, foi encarregado de monitorar o grupo do Fatah.
Hakam é um dos palestinos que assinaram a Declaração comum Israel/Palestina “No to bloodshed, no to occupation, yes to negotiations, yes to peace.”
(Atualmente Hakam Balawi é secretário da União dos Jornalistas e Escritores Palestinos e é autor de vários livros e peças.)
No dia 19, antes mesmo da posse ser efetivada publicamente - só seria em novembro - a tarefa do novo ministro de implementar o Road Map complicou-se ainda mais.
A IDF assassinou mais dois membros do Hamas. Um deles, proeminente. E durante o atentado, mataram uma mulher e um adolescente que se encontravam nas proximidades.
As tensões aumentaram. Não apenas por causa deste último atentado dos israelenses, como também porque pouco tempo antes três guardas de segurança estadunidenses haviam morrido em um atentado palestino a um comboio de observadores dos EUA em Gaza.
E em retaliação a IDF organizou operações militares simultâneas em dois campos de refugiados no Sul da Faixa.
No campo de refugiados Brazil (pois é, tem um no sul da Faixa que homenageia o nosso país, que é muito estimado na Palestina), mataram um dos líderes locais do Hamas, Tareq Abu- Al-Hussain, de 39 anos.
Três dias antes Israel organizara uma batida no Brazil e o Hamas os recebera a balas. Mas todos os soldados saíram de lá vivos.
O outro batalhão da IDF que invadiu Rafah matou um militante do Hamas e uma mulher de 30 anos que estava saindo de casa (na hora errada - em Gaza não tem hora certa de sair de casa; os drones armados rondam e atiram nas horas mais inesperadas).

No dia 21, Ariel Sharon resolveu atacar a Faixa de Gaza pelas frentes aérea e marítima.
Era uma Operação "Sikulim". Ou seja, uma 'Targeted Assassination'. Em português, uma Operação de Assassinato, normalmente realizada por terra ou ar.
A Operação Sikulim desse dia começou de manhãzinha, quando a população ainda estava meio adormecida.
E começou mal.
Os F-16 lançaram mísseis em uma casa em Gaza, mas na casa errada.
Visavam outra que ficava a duzentos metros desta.
Visavam a residência de Abdullah al-Shami, um líder islamita tradicional.
Shami sobreviveu, mas 14 compatriotas foram gravemente feridos na tentativa de assassinato. Inclusive duas crianças.
A partir desta mancada, os F-16 continuaram a atacar sem parar. A investida mais mortífera aconteceu às 21:30. Um míssil atingiu um carro na entrada do campo al-Nusseirat matando os três passageiros. Em seguida, outro míssil atingiu um um grupo de pessoas que fora ao socorro dos atingidos.
Nove delas morreram e 50 foram feridas, dentre as quais 15 em situação crítica.
A Operação de assassinato em si foi um fiasco. Mas causou doze mortes imediatas e mais de cem feridos mais ou menos graves. Na maioria, mulheres e meninos, pois os ataques ocorreram em uma parte densamente populada.

No mesmo dia 21, a Assembleia Geral da ONU adotou uma Resolução solicitando que o Tribunal Internacional de Justiça (Court Internationale de Justice - CIJ) se pronunciasse sobre as consequências legais da construção do muro de separação dentro da Cisjordânia.
144 dos 191 países membros votaram a favor da Resolução.
Os EUA e Israel estavam entre os quatro que votaram contra.
Os demais se abstiveram.
A União Europeia a aprovou a cem por cento.
O muro, que já vinha sendo condenado desde o início, já abocanhara centenas de hectares da terra mais fértil da Cisjordânia.
Na Resolução, a ONU exigia que Israel "stop and reverse" a construção deste muro de separação que invadia terras palestinas.
(Isto foi no dia 21 de outubro de 2003. Dez anos depois o muro continua crescendo e asfixiando os cisjordanianos.
Sharon sabia o que fazia. O muro já tira da Palestina 58% do território mais fértil da Cisjordânia.)

No dia 24 de outubro, na Cisjordânia, um soldado israelense matou um menino palestino de 11 anos que estava "perto demais" de uma colônia judia.
A resposta do Hamas foi contra um alvo militar. Três soldados da IDF foram mortos na Faixa de Gaza.
A retaliação da IDF chegou no dia 30. Contra um menino de 11 anos e um de 16 na Cisjordânia. E na Faixa, um adolescente e um adulto. Além de um ativista morto em Tulkarm.
Assim continuava a roda-viva.


Um ex-capitão da IDF Shovrim Shtika - Breaking the Silence
So how many soldiers were your subordinates?
Officially, fifteen men at the time.
How many were your subordinates but not from your own unit?
Another twenty, approximately. At my command. I must reiterate this was not all so clear-cut. It was somehow… I was told I'd be in charge of them. In short, I decided to get out. I realized I was not fulfilling my mission as I should and decided to get out. Without taking people out. Without I don't know what. And as I was going out, I saw Border Patrolmen banging at someone's door and yelling violently, terrible banging. With soldiers who… This was two o'clock at night, people don't just open their door straight away. It's not like you knock on a door and immediately someone's going to open it for you. After all, two a.m. So I run over to them, I leave my soldiers behind, telling them to cover me. I run over to those guys and say, "Wait a minute…" No, before I run over there, there is horrible banging on the door and yelling, "Come on, move it! Move it!" The door was not opened very fast. So a soldier was already running –without being ordered to, things I'm really not used to – and shattered a window. I run over and shout, "Who's the commander here? Hey, what's going on here?" And one of them says, "I am!" Another guy says, "I am the commander." Suddenly there are three commanders there. 
I say, "Who's really the commander? I want to talk to the commander". Another guy arrives. I say, "Hey, take it easy. Slow down. Let them open their door, let them… No one is firing at us." and he says, "No, no, no" and the havoc continues. The soldiers get people out of their houses in their underwear, and I am registering this… When I say a 'house", I don't mean a house where three people live. It's a building with three families and everyone's outside, and the soldiers are conducting searches. I yell, "Wait, explain to them. Let them know what happened, so they'll understand", and I realize no one is listening. 
Suddenly I look back and notice I still have these soldiers of mine to take care of. So I said, okay, my own soldiers and my own assignment are more important to me, and one moment before I leave I also see a little soldier, looking like he'd just gotten sworn-in today, with this long weapon, jumping up and down and yelling, "Action, action, action!" pointing his rifle at the people. 
I was stunned. So were my soldiers. I saw them stunned. They were right across the street, they saw it all. I go back and explain to the soldiers, "Guys, we have a mission. We need to carry it out. Like the battalion commander defined it for me – to explain to the people. We'll go in and clear things up.", and I continue to enter house after house. 
All in all, we went over five houses, or buildings rather. Later when I asked, "How many buildings did you do?" there were people there who had managed five times four, so that was twenty buildings, and woke everyone up. Actually, the entire village woke up. And the other scene there was at the same time, we got to another house and I … there was a sequence of events there and I must retell them. That was the night that broke the camel's back. The straw that broke the camel's back. I enter a house, there's a woman there. Again, I'm covered with mud, and I really, I look… I can imagine I looked really scary. I go in and there's this old woman and I ask her, "Where is the man of the house?" No one understands anyone. 
Then I see some mattress covered with a blanket. The blanket is moving as if in some earthquake, and I… I don't know, maybe he's hiding in there. I ask my soldier, "Go quickly, see what's under that bed" and he tries to pull the blanket, and no, it's… finally he grabs that blanket. I realize… I counted eight on one double mattress, eight children held together in some… dying of fright. Looking at us as if the next moment I'm going to do I don't know what. Each hiding behind the other's back. Like little cubs hiding… One behind the other, the other exposed so he scurries over and they all move… And I say, God almighty. I try to talk, I say, "Does anyone here understand Hebrew?", and with the Arabic… I don't speak Arabic but I manage to say a few broken words, and they say "No, no…" 
And my soldier asks me, "Listen, maybe we should search" and I feel there's nothing to search here but still I tell him, "You know what? Let's search". We're used to conducting searches in houses where we really search, so this one is… He began to search really thoroughly, knock on walls, check the place out for some hidden partitions. Finally I tell him, "Come on, they've understood. I hope they've understood". I know they haven't. 
Once more I go out. I come out of there in shock. I feel I lost this one. I'm defeated and the army is defeated. I mean, it's not I who lost. There's a whole village here that woke up at two o'clock in the morning. I think 90% of them didn't know why. I felt we did just the opposite here. All the looks I got were enough for me to understand that I did just the opposite. Regarding the Border Patrolmen, do you think that what you saw was… That's just the point.
I know what you're going to ask me, so let me continue. We were stunned. I get inside the vehicle, an armored truck was brought on the spot, two of them. We were so many troops in the village. So I get on and a soldier, a commander, too, but not wearing his ranks, see that I'm rather stunned. I look at my mates, who are looking just as stunned as I am. So a soldier catches the two of us and says, "Guys, get used to it. This is how it is. That's it."
What soldier?
A commander. Some sergeant from the Army, not Border Patrol, the regional brigade. He says to me, "Guys, cheer up. That's how it is. Nothing you can do about it. That's how it's done. That's what needs to be done." We returned, feeling very upset and said this was not right, what we'd done. We said this to our commander. We said what we felt, and I realized how unreasonable the situation was. I smoked my first cigarette after this event....
...It was one of the worst nights. … On our way (to the village) I was not with him, but a friend of mine was, and the battalion commander was very agitated. He suddenly stopped his jeep, caught a (Palestinian) transit van, told the driver, "Show me your IDs". The guy handed him the IDs. "What's this, why are you driving around at such an hour?" and all. He began to rip the whole upholstery inside the car. He trashed the vehicle, found nothing, let him go.
A lieutenant-colonel. A lieutenant-colonel in the Israeli army. A battalion commander, responsible for hundreds of soldiers.
Yes.
Reservista da IDF, forças israelenses de ocupação,
Shovrim Shtika - Breaking the Silence 1

 
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário