domingo, 19 de dezembro de 2010

A Palestina e o Jornalismo 2


Hoje vou ser breve.
Uma simples introdução a outro documentário sobre a Palestina, inspirada pelas festas natalinas e a obrigação cristã de defender os fracos e oprimidos.
Desde 2000, quando Ariel Sharon destruiu o aeroporto que Yasser Arafat havia inaugurado dois anos antes, só existe uma entrada na Faixa de Gaza. É uma No-man’s-land do tipo da que separava Berlin Oriental da Ocidental, só que a guarda é apenas de um dos lados. O espaço árido é ocupado por guaritas e soldados israelenses armados controlando entradas e saídas dos palestinos que querem ir à Cisjordânia a passeio ou por necessidade. Mulheres e crianças esperam autorização de saída horas a fio por simples pirraça, segundo depoimento de reservistas – Breaking the silence http://www.shovrimshtika.org/index_e.asp).
A Faixa é cercada de muro ou arame farpado.
A saída alternativa são os famosos túneis sob o muro fronteiriço entre a Faixa de Gaza e o Egito que os gazauís cavam, Israel explode e os gazauís cavam outros em seguida porque sem essas passagens a população da Faixa não teria água, não teria comida, não teria nada e não sobreviveria aos anos de sítio.
Rue Abu Jamil, a última rua de Rafah que separa Gaza do Egito é francês, de Alexis Monchovet e Stéphane Marchetti.
Abu Jamil Street: In the heart of Gaza tunnels (trailer)
Integral com legenda em francês / en entier avec sous-titre en français:
  http://www.lcpan.fr/Rue-Abu-Jamil-03156.html#

Nenhum comentário:

Postar um comentário