domingo, 20 de setembro de 2015

Bombardeios = Crise de Refugiados

Quotidiano da ocupação na Cisjordânia
Soldado da IDF atira em adolescente palestino em tiro alo alvo 
O vídeo está bombando nas redes sociais de Israel com louvores ao assassino

Já disse aqui (e alhures) que detesto ter razão quando enxergo o leão invisível, aponto pra ele sozinha, e os demais só veem a fera quando já está pronta para abocanhar suas presas.
É o caso da Síria.
Na semana passada, colegas ingleses deram o "furo" jornalístico que os países ocidentais recusaram a solução da guerra civil na Síria em 2012. Quase caí da cadeira, já que todo jornalista que cobre o Oriente Médio poderia saber que Kofi Annan demitiu-se da mediação explicando direitinho o porquê de sua decisão (Blog 12/08/12).
A matéria tardia revela os erros da cobertura jornalística da Síria, desde o início.
Como Bashar el-Assad era um ditador, não era de bom tom dizer a verdade e sim alimentar crônicas que justificassem o armamento dos tais "rebeldes", cujos líderes se encontravam confortavelmente instalados em Doha (Qatar) e Ankara (Turquia), sem base popular, mas com armas à vontade fornecidas pelos.... É proibido falar de onde vinham. É um tipo de omerta, como na máfia. O que é compreensível, pois a OTAM, 80% das vezes, funciona como a máfia. E não a Cosanostra italiana e sim a tchetchena. Selvagem e desprovida até da ética abstrata italiana.
Desde 2012 que falo no al-Nusrah e em el Bagdadi (quando eram ignorados pela grande mídia) e dizendo que combater o presidente da Síria apoiando a oposição a qualquer preço era um grande erro.
(Blogs: 05/02/2012 - 03/06/12 - 29/07/12 -  10/03/13 - 22/06/14.)
Os olhos dos amigos se arregalavam quando me viam "defender" Bashar e condenar uma oposição estrangeira que os colegas jornalistas ignoravam ou omitiam por sabe-se lá quais interesses.
O caso de Iraque, Líbia e Síria se assemelham nesse sentido (e em outros mais).
Três ditadores cuja única diferença dos "colegas" árabes era uma certa laicidade e sua independência dos Estados Unidos. Consequentemente, seu apoio aos palestinos contra a ocupação israelense.
Não vou voltar a bater na tecla dos atos amorais cometidos contra esses três países por pragmatismo irresponsável, miopia e interesses escusos.
Não consigo justificar, mas entendo o bandido marginal que rouba, mata, em micro-contexto, e dorme tranquilo. O que não entendo e jamais entenderei é o ladrão e o assassino de colarinho branco, que se diz humano. São estes que causam mais dano porque seus atos em macro-contexto prejudicam centenas, milhares, milhões de pessoas. Quando roubam, roubam de uma cidade, estado, país inteiro; quando declaram guerra atrás de guerra e bombardeiam países alheios, dizimam história, cultura, famílias inteiras, e aniquilam, com uma simples ordem, presente, futuro, esperança e vidas construídas de século a século por gerações sucessivas.
O grande Leon Tosltói tinha toda razão em seu Guerra e Paz (Blog 08/06/14). Guerra é uma barbaridade intolerável em um mundo civilizado. Suas consequências são enfermidades que levam anos para serem curadas. Quando não são crônicas ou mortais.
Desde 2011 que os EUA e seus cúmplices da OTAN e das demais ditaduras árabes pró-EUA, vêm lutando para botar Bashar el Assad de joelhos e riscar a Síria do mapa como potência regional. Só que Bashar tem aliados poderosos que Saddam e Gaddafi não tinham. O Irã e a Rússia, cuja base militar em Tartus foi dobrada desde 2011. Embora Putin tenha mantido sua marinha lá, quieta, mas deixado claro: A Síria é minha e ninguém tasca.
Mensagem clara que o presidente da França François Hollande quer desconsiderar e quem sabe, causar uma terceira guerra mundial. De propósito, por complexo de inferioridade ou por debilidade mental?
Ainda bem que o quarto país estável da região e potente militarmente, o Irã, deixou de ser alfinetado.
Graças a Deus (ou a um bom senso atrasado inspirado de qualquer jeito lá do alto) Barack Obama entendeu o perigo de desestabilizar o regime dos aiatolás e pela primeira vez na história contemporânea, resolveu desconsiderar as demandas de seu afilhado sionista e fazer a coisa certa: as pazes com a única nação cujas fronteiras estão celadas para o Daesh/ISIL/ISIS e al-Qaeda (que já tomou uma cidade do Yêmen estabelecendo governo e tudo o mais) e que quer combatê-los com a mesma energia ocidental. Mas como Obama não quer indispor-se com o lobby sionista, vai receber o criminoso Binyamin Netanyahu na Casa Branca para explicar-lhe direitinho que desestablizando o Irã, Israel só tem a perder, pois o Islamic State está a um passo de lá.
Já contei a história do IS no blog de 22/06/14. Não vou repetir. Só reiterar que é constituído de fanáticos que se chamam fundamentalistas no sentido de reivindicarem um retorno ao Al-Daula al-Islamiyah fundado há 14 séculos por Maomé em Medina e Mecca. El Baghdadi está se servindo de violência exacerbada para subjugar as populações das terras conquistadas: a conversão ou a cova rasa após ser degolado, e estuprada e degolada.
Não há como saber se a violência que Maomé usou para difundir seu Islã foi bárbara como a de Baghdadi e de outros conquistadores anteriores como Alexandre ou posteriores como Napoleão, Hitler e Binyamin Netanyahu. A história (contadora pelo vencedor) não relata o sofrimento do camponês obrigado a assistir sua casa e lavoura serem dizimados, seus filhos executados, sua mulher e filhas estupradas por um, dois, três, quatro e quantos mais selvagens, antes de ele mesmo ser morto em um processo lento ou rápido.
Abro um parêntesis para a "reivindicação" oportunista e oportuna de Angelina Jolie (como Bono e George Clooney, defensora das causas consensuais). Digam o que disserem de Baghdadi e seus para-militares e denuncie Angelina Jolie o que e quem denunciar, o fato é que todo exército, sem exceção, comete atrocidades. Todos. Islâmicos, judeus, cristãos. Porque os homens, em bando, anônimos, viram animais. E as maiores vítimas de guerra são as mulheres. Em qualquer que seja o país e qualquer que seja o conflito. E os meninos. Foi assim na guerra civil da Iugoslávia quando o país foi desmembrado - e não apenas os sérvios, os bósnios também usaram o estupro como arma de humilhação e submissão forçada; é assim onde os soldados ocidentais passam (os gringos estupram até as colegas compatriotas); os soldados da IDF, idem. Angelia Jolie deveria fazer esse discurso primeiro em West Point, para que os "policiais" do mundo e maiores conquistadores do planeta deem exemplo em vez de só jogar bombas.
Quando o Daesh/ISIL usa meios bárbaros - degolando e destruindo sítios arqueológicos pagãos e cristãos milenares assim como xiitas e alauítas ancestrais - divulgados na internet, visa apenas a população islâmica planetária. Por enquanto. Como Salah-a-Din al-Ayyubi - vulgo Saladin, que reagindo à retomada da Palestina pelas Cruzadas, primeiro reuniu o mundo árabe sob seu comando e só depois voltou-se contra o exército europeu.
Baghdadi é instruído (embora sectário e com o sangue contaminado por ódio), conhece a história, e seu objetivo e seu percurso estão sendo nesse sentido.
É por isso que tem de ser parado lá, no Iraque. Os bombardeios da OTAN têm de parar e esta tem de ajudar Bashar el-Assad a retomar a Síria.
Por outro lado, acho que chegou a um ponto em que o Iraque tem de ser dividido, e isto, pelos líderes iraquianos, sem interferência estrangeira. Assim acaba a chacina e o tal "Califado" pode ser delimitado e limitado. Inclusive os estragos.
Pois para completar o problema, os jovens árabes veem Israel, um país minúsculo, dominar as decisões mundiais com a cumplicidade de apenas 14 milhões de judeus espalhados pelos países ocidentais, enquanto que eles, com 1 bilhão de muçulmanos (e 2 bilhões de cristãos que deveriam defender os fracos e oprimidos em vez do mais forte) ficarem a ver navios e serem obrigados a assistir à limpeza étnica da Palestina de braços cruzados. O ressentimento é grande, e não apenas entre os extremistas. Também entre os liberais, instruídos, ocidentalizados. Pois a Palestina é uma pedra no sapato do Ocidente e apesar de Baghdadi odiar o Hamas, o Fatah, e os palestinos de maneira geral (massacrou-os na Síria com mais ódio do que os locais, em Yarmouk), os jovens árabes incautos acreditam em promessas e fecham os olhos aos fatos. Nisso também não são diferentes dos ocidentais que se deixam enganar por seus governantes.
Os especialistas são unânimes: A resolução justa do problema da Palestina seria uma chibatada em Baghdadi, no Al-Qaeda, no Nusrah, e nos exremistas de maneira geral. Se os EUA, a Europa e a ONU tivessem coragem de peitar Israel (e sua miopia suicidária) fariam um grande favor não apenas aos palestinos como também à humanidade inteira.
E para parar el-Bagdadi, têm de deixar de apoiar uma imaginária oposição laica (!) na Síria (que só existe no papel e na vontade de Hollande e Obama - desinformados ou com agenda míope própria) e têm de ajudar Bashar el-Assad, que está combatendo o verdadeiro perigo não apenas para seu país, mas para o mundo ocidental. Não há outro remédio hoje como não havia três anos atrás.
E para parar o avanço de Baghdadi no terreno Síria/Turquia, têm de apoiar os kurdos que resistem à sua investida, e não a Erdogan que quer ver esta etnia corajosa exterminada tanto quanto Baghdadi.
Concluindo, um colega da Al-Jazeera que respeito e com quem normalmente concordo disse há pouco que Bashar el-Assad tinha a escolha entre salvar-se e salvar a Síria e escolheu a primeira alternativa, ao combater os rebeldes. Eu diria que a recíproca é verdadeira: os "rebeldes" também tinham a escolha entre vingar-se de Assad e salvar a Síria e escolheram perder o país para estrangeiros.
É questão de ponto de vista. Para mim, os líderes dos grupos "rebeldes" que gozam de boa vida em Doha & Ankara enquanto seu povo vem sendo massacrado e Bashar el-Assad, são farinha do mesmo saco.
Cross Talk: Western created the Refugee crisis 

E como a realpolítica é amoral até a alma, os sete países que desde 2011 têm mais armado os "rebeldes", aceitaram apenas 2 por cento da totalidade de refugiados que a Alemanha, o Brasil e a Venezuela receberam.
Desde 2011 os países que mandaram cerca de US$16 bilhões em "military aid" são os menos generosos.
O maior responsável pelo status quo atual, ou seja, os Estados Unidos, vêm gastando cerca de US$1 bilhão anuais no apoio aos "rebeldes" sírios e não-sírios, e cerca de US$10 milhões diários em 6.550 bombardeios do ISIS. 37% destes, na Síria, onde atingem tanto civis quanto os bárbaros do Al-Nusrah. Segundo o relatório do Congressional Research Service, os EUA gastaram $7.7 billhões nos últimos quatro anos neste conflito - dinheiro que termina também ou mais nas mãos do ISIS. Em contrapartida, até hoje, aceitaram apenas 1,434 refugiados, segundo o International Rescue Committee, que o criticou abertamente por ter prometido aceitar mais 8.000 (!) e não ter cumprido a palavra.
Até Donald Trump cuja campanha é baseada em xenofobia e racismo acha que seu país tem de acolher mais sírios: “I hate the concept of it, but on a humanitarian basis, you have to.”
Aí Obama prometeu acolher mais 10 mil. Mas até agora é só promessa. Com uma população de 318.9 milhões, é uma gotinha, comparado com os 800 mil que a Alemanha está acolhendo, em seu território de 80.62 milhões de habitantes.
Os Estados Unidos instigaram ou/e protagonizaram o conflito no Afeganistão, Iraque, Líbia, Síria e Yêmen.
Seus bombardeios e posterior década de ocupação do Iraque resultou na morte de mais de 1 milhão de pessoas, enfraqueceram o governo, levaram o Al-Qaeda para o país e geraram o ISIL - responsável pelo desalojamento de mais de 3.3 milhões de iraquianos.
No Afeganistão, a ocupação estadunidense que começou em 2001 e dura até hoje apesar das promessas contrárias de Obama, é responsável por 2.6 milhões de refugiados, segundo a ONU.
A aliança EUA-OTAN de bombardeio à Líbia destruiu a estrutura governamental e fomentou o caos que resultou na ascenção dos parceiros do ISIS no norte da África. Milhares de líbios estão fugindo do caos do país em embarcações precárias - a ONU estima que 360 mil foram desraizados por causa da guerra civil.
A coalizão da dita Midlle Eastern nations, liderada pela Arábia Saudita e patrocinada pelos EUA para martelar o Yêmen com bombardeios durante seis meses, causou a morte de mais de 4.500 pessoas, grande parte de civis, já que bombarderam prédios residenciais. Desta ingerência bélica, 330 mil yemenitas foram desalojados e o Al-Qaeda não foi derrotado. Muito pelo contrário.
A Grã-Bretanha gastou US$122 milhões em ajuda aos rebeldes que combatem Assad. Aceitou apenas 4.866 refugiados sírios. Co-líder da maioria dos bombardeios estadunidenses, anunciou que acolheria 20.000, mas por volta de 2020, ou seja, após mandato de David Cameron...
O Canadá, maior cupincha dos EUA - o governo e não os canadenses- aprovou verba de US$528 milhões contra o ISIL e já gastou cerca de $190 millões  financiando a oposição a Assad. Aceitou apenas 2.300 refugiados sírios e promete receber um total de 10 mil em três anos. Talvez mais, se o abaixo-assinado popular que pede que o país receba 50.000 der resultado.
A coalizão europeia & EUA - Bélgica, Dinamarca, França, Holanda, GB - gastou cerca de US$882 milhões. Juntos, aceitaram apenas 16.000 refugiados até agora.
Os bilionários países do Golfo nem pensam em tratar da doença que causaram. São ainda mais vergonhosos, junto com os EUA.
Arábia SauditaQatarEmirados ÁrabesBahreinOman e Kuaite, que nadam em petro-dólares, não receberam nem uma alma. Embora tenham financiado rebeldes sírios e vários grupos extremistas. Inclusive Al-Qaeda e ISIS.
Temem instabilidade política; dizem. Quem tem telhado de vidro deveria evitar jogar pedra no do vizinho. Semeiam tempestade fora de casa e querem colher brisa em casa.
Vale lembrar que 99;5% da mão-de-obra operária nesses países é de estrangeiros. Majoritariamente do sul da Ásia. Aliás, Os emires e príncipes temem que um influxo de refugiados instruídos reacenda a flama da Primavera Árabe que eles esmagaram com muito sangue. Ou que irrite estes trabalhadores estrangeiros que são tratados como escravos, sem os direitos que estes governos teriam de dar aos refugiados.
Enquanto isso, o rei saudita Salman, quando foi a Washington encontrar Obama, reservou um hotel de 5 estrelas - todos os 222 quartos. O pagamento foi feito em ouro, correspondente a US$1 milhão por noite. Ou seja, A Arábia Saudita gastou 3 milhões de dólares só em estadia, nesta viagem. Mas o rei alega não ter fundos para acolher refugiados.
Além dessa despesinha, gastou $300 milhões desde 2011e é suspeita de encabeçar o tráfico de armas dos EUA para os "rebeldes" em concordância com Qatar e Turquia, por onde $136 milhões em armamento transitavam para a Síria;
Emirados Árabes, gastaram $215 milhões em pseudo "humanitarian contributions" aos rebeldes desde 2011;
Kuaite - gastou $800 milhões, inclusive no complô inicial contra Assad em 2010.
Qatar, gastou cerca de $3 bilhões só nos dois primeiros anos e 136 milhões aos grupos armados através da fronteira da Turquia, no prósito de derrubar Assad.
Embora esta coalizão de ditadores árabes tenha fomentado e sido intermediária do financiamento ocidental ao drama, ou seja, estão atolados na responsabilidade do desastre humanitário, não aceitaram um único refugiado.
Iraque, Líbano, Turquia, Egito e Jordânia hoje acolhem 95 por cento da totalidade de refugiados sírios. Embora não tenham incitado revolta em nenhum lugar e nem armado para-militares.
Trocando em miúdos, os países que criaram a instabilidade são os menos solidários às vítimas de seu crime premeditado. Como sempre.
Aliás a Arábia Saudita prometera US$500 milhões para a reconstrução de Gaza - após a OPE israelense que deixou mais de 100 mil residências destruídas, mas não cumpriu o prometido. Nem os outros países do Golfo, por falar nisso.

Segundo o Alto Comissariado para Refugiados da ONU (UNHCR), há cerca de 60 milhões de pessoas em busca de asilo no planeta inteiro.
Desde a Segunda Guerra Mundial que não se via tamanha leva de refugiados. “An all-time high as violence and persecution” nas palavras dos especialistas.
O oriente Médio, a África do Norte e a Ásia Ocidental são as regiões mais atingidas pela catástrofe. Milhões de refugiados da Síria, Iraque, Líbia, Afeganistão, Yêmen, estão fugindo de conflitos.
Só em 2014, cerca de 219 mil pessoas tentaram atravessar o Mar Mediterrâneo em busca de asilo na Europa. No primeiro semestre de 2015, mais de 300 mil se lançaram na mesma aventura. Segundo o UNHCR, mais de 2.500 morreram no caminho. Aylan Kurdi, o garotinho kurdo de 3 anos cuja foto rodou o mundo é apeans um entre dezenas que escoam nas praias gregas, italianas e espanholas. Falando nele, sua família pedira asilo no Canadá e foi recusada porque o formulário estava preenchido errado...
A maioria absoluta dos refugiados vêm da Síria. Mais de 4 milhões estão devidamente registrados no UNHCR. Outros sete milhões continuam no país, porém, desraizados. Metade da população síria está "deslocalizada" dentro ou fora do país.
Como a Síria detém o número recorde, os demais refugiados estão fora da mídia e talvez por isso tenham tido mais solidariedade estrangeira. Talvez seja também pela proximidade cultural.
A guerra civil na Síria resultou na pior crise de refugiados da nossa geração. Pior do que as resultantes da guerra dos EUA no Afeganistão , da chamada guerra do Golfo - invasão do Iraque pelos EUA, do genocídio em Rwanda, do bombardeio da OTAN do Kosovo e outras mais.
A maioria dos refugiados sírios são jovens. 51% dos registrados têm menos de 18 anos, 39% menos de 11. Ou seja, dois quintos dos refugiados sírios são crianças de menos de 11 anos. Inclusive os palestinos.
A crise de refugiados abriu também espaço para os racistas anti-árabe.
Eis o status quo do refugiados e dos países que os acolhem.
Turquia, abriga cerca de 2 millões.
Líbano, mais de 1.1 milhões de refugiados sírios. O que em seu território minúsculo corresponde a um quinto da população.
Jordânia, cerca de 630,000. Aproximadamente 1 entre 13 pessoas lá é refugiado sírio.
O Líbano e a Jordânia têm o maior número de refugiados per capita do mundo.
Apesar da guerra civil em que também está metido, o Iraque está acolhendo cerca de 250,000 refugiados sírios, sobretudo no Kurdistão.
O Egito, acolheu cerca de 130 mil sírios, que diga-se de passagem, não estão sendo tratados como no Líbano e na Jordânia. Muitos foram detidos pelo general ditador Sissi ao chegar. A maioria deles palestinos. Caíram em uma armadilha.
Enquanto a foto de Aylan Kurdi estava sendo publicada no mundo inteiro, um soldado egípcio matou uma menina síria de 8 anos, na frente de sua família. “My daughter was bleeding to death but they wouldn’t call an ambulance,” seu pai relatou à Anistia Internacional.
Alguns refugiados da Síria são palestinos vítimas da Naqba e da diáspora em 1947-48, durante a qual milícias sionistas realizaram uma limpeza étnica bastante eficaz "limpando" cerca de 80% da Plaestina histórica a fim de criar o Estado de Israel. Há milhares de palestinos que se encontram nesta situação de refugiados duas vezes. O que é chamado no jargão da ONU: “double refugees,”
Israel, instigador dos bombardeios ocidentais, recusou a entrada de refugiados. O criminoso de guerra Binyamin Netanyahu justificou:  “We must control our borders, against both illegal migrants and terrorism.” (Terrorista que ataca terrorista tem quantos anos de perdão?)
Aliás, seu governo está construindo outro muro gigantesco. Este, na fronteira com a Jordânia, a fim de bloquear a entrada de refugiados. O plano é estendê-lo até gemeá-lo, no sul, ao já existente na fronteira com o Egito, no norte, com a Síria. Ou seja, surrupiando definitivamente os Golã com cimento armado.
Israel é famoso por suas atrocidades e também pelo racismo contra judeus negros que chegam da África. Netanyahu continua com a política de Ariel Sharon de "melhorar" a raça importando judeus brancos, mas os de pele escura, nem pensar! Quando a ministra da cultura Miri Regev chamou estes imigrantes (2 mil se encontram em "campos de internamento" no centro de detenção de Holot) de "câncer", 52% de isralenses-judeus concordaram.
A Rússia acolheu 1.200 sírios e delcarou que os demais países europeus estão mais preparados culturalmente para receber refugiados porque foram potências coloniais nessa região durante décadas. Além de terem participado ativamente dos bombardeios. Com exceção da Alemanha e da Suécia.
A comissão Europeia estabeleceu um plano de relocalização de 120.000 refugiados que se encontram na Hungria, Grécia e Itália. Neste, Alemanha, Espanha e França acolherão 60 por cento.
França concordou em acolher 24.000 em dois anos.
Alemanha foi acionada para acolher cerca de 31.000 refugiados. Já foi feito + 4 mil. E o governo já anunciou que receberá 500 mil por ano. Até o fim de 2015 haverá 800 mil sírios dentro de suas fronteiras.
Áustria prontificou-se para receber milhares e muitos austríacos se apresentaram como voluntários para ajudar no que fosse preciso. Inclusive liberaram redes de Wi-Fi para os recém-chegados.
Espanha deverá ficar com 15.000.
Grécia está sendo inundada com refugiados. Em um único dia os funcionários da ONU registraram mais de 15.000. Milhares chegam lá. Alguns para ficarem, outros de passagem.
Itália também foi inundada de refugiados. Desde 2012 que dezenas de barcos chegam às suas águas e teve de pedir socorro à União Europeia.
Suécia, (que acolheu centenas de refugiados brasileiros e chilenos durante as ditaduras no Cone Sul) tem sido a mais generosa. Embora seja um paisinho de só 9.9 milhões de habitantes, recebeu mais de 50 mil refugiados em 2015. “After the Second World War, we said we would never again discriminate people. Now we must again decide what kind of Europe we should be, and my Europe takes in people who flee from war, my Europe doesn’t build walls,” declarou um membro do governo de esquerda. Em 2013 a Suécia já oferecera asilo permanente a todos os refugiados sírios que alcançaram suas fronteiras - 8 mil.
Dinamarca, país que apoia os EUA em suas empreitadas militares e onde a extrema-direita tem tido um cresscimento vertiginoso, fez propaganda anti-refugiados e vem deportando sistematicamente para a Alemanha quem consegue chegar lá.
Eslováquia, que também está sofrendo uma ascenção de grupos fascistas, disse que receberá 200 cristãos Em junho, neo-fascistas fizeram uma passeata anti-islâmica em Bratislava cantando “Hang the refugees!” Milhares foram presos nestes "comícios" e em outros do mesmo tipo.
República Tcheca como seu vizinho gêmeo também está recusando as quotas impostas pela União Europeia. E um político de extrema-direita sugeriu que os refugiados fossem postos em campos de concentração.
Na Hungária está acontecendo o mesmo. Recusam a entrada de muçulmanos. Os que chegaram foram presos e transportados para a fronteira da Áustriaa. O primeiro ministro Viktor Orban desmentiu os rumores que planejava mandar matar os que atravessassem a cerca de arame que instalou na fronteira.
Venezuela vai receber 20 mil. Além dos colombianos que já acolhe.
Desde 2011, o Brasil recebeu 12 mil sírios e Dilma declarou que nosso país receberia de braços abertos quem chegasse às nossas fronteiras. Afinal, durante a ditadura, se não tivessem obtido asilo no exterior, centenas ou milhares de compatriotas nossos estariam desaparecidos. Sem contar que há milhões de brasileiros descendentes de sírios-libaneses fugidos do Império Otomano.
Uruguai e Argentina, que têm as mesmas características nossas, também criaram programas de acolhida.
Austrália,  que também apóia os EUA e a GB nos bombardeios, inclusive do Iraque, receberá 12 mil sírios e iraquianos.
No final das contas, o Vaticano foi quem recebeu mais refugiados per capita, já que tendo uma população de 842 almas, está acolhendo duas famílias sírias em residência permanente.

Infelizmente, não há como não traçar um paralelo na Europa e nos EUA entre o tratamento dado aos judeus antes e durante o holocausto da Segunda Guerra Mundial e o que está sendo dado aos muçulmanos agora.
O governo húngaro está pondo os refugiados em trens para a Alemanha separando marido, mulher, crianças, tatuando-os com números no braço. Um cinegrafista filmou um neo-fascista do partido Jobbik chutando meninos refugiados para os agredidos serem presos. Os croatas estão deixando os recém-chegados afogarem.
Juan Cole, especialista no assunto, diz que “All the same arguments against letting in the Jews are now being deployed to keep out the Syrians. Right-wing demagogues today warn the Syrian refugees may be Islamist radicals; in the 1930s, right-wing demagogues claimed the Jewish refugees may be Communist radicals. Conservatives now warn of an Islamic conspiracy to take over the world, just as many right-wing leaders in the early 20th century—including politicians as renowned as Winston Churchill—warned of a “Judeo-Bolshevik” conspiracy to take over the world and implement socialism.
During the Shoah, the US did give refuge to some Jewish intellectuals and artists, but turned away many more. In perhaps the most infamous episode of this deadly racism, 900 Jewish refugees who, fleeing fascism, traveled across the ocean on the ship the S. S. St. Louis, hoping to be granted asylum in the Land of the Free, were turned away. The US, in which anti-Semitism was widespread at the time, forced the refugees to return to Europe, where hundreds were then murdered by the Nazis.
Whether Jewish Refugees in ’30s or Syrians today, USA Falls Short of own Ideals. The US invasion of Iraq turned approximately one-sixth of the Iraqi population into refugees—roughly four million people. And yet the US took in only a few thousand Iraqi refugees after causing all that trouble.”
Falando nisso, não se fala nos refugiados afegãos, líbios, yemenitas, todos fugindo de guerras causadas pelos EUA. Por que será? Eles também estão à míngua.
Falando em míngua, alguns estranham que Angela Merkel tenha transformado o ex-campo de concentração de Dashau em alojamento de quantas famílias couberem. Acho normal a Alemanha querer enterrar o passado na esperança dos recém-chegados. E do que adianta esses prédios ficarem às moscas com tantas famílias desabrigadas? Os poloneses deveriam fazer o mesmo com Auschwitz e assim também olhar para o presente e para a frente em vez de ficar só olhando pra trás e alimentando paranóia das novas gerações judias. Esquecer, jamais. Mas usar o passado para coisas positivas é necessário. Alimentar vitimização sem mostrar que os imigrantes judeus viraram algozes na Palestina é mais errado ainda. Além disso, o anti-semitismo de ontem era contra os judeus, hoje é contra os muçulmanos. É imperdoável do mesmo jeito. Preconceito nenhum se justifica e a solidariedade não pode obedecer a critério de raça ou credo.

Soldados da IDF atacam jornalistas da Agência France Press na Cisjordânia

Chris Hedges comenta a crise no Oriente Médio

Milhares de manifestantes contra show de Farrel Williams -Woolsworth 
em Cape Town, na África do Sul
E no mesmo dia 21, um soldado da IDF baleou uma palestina em Hebron e a deixou sangrar até morrer

ISRAEL STARVES CHRISTIAN SCHOOLS OF FUNDSAlia Al Ghussain. Schools serving 30,000 Palestinian children have gone on strike because Israel has drastically cut their budgets.
Al Aqsa: Raw footage15/09/2015

Norman Finkelstein on Amnesty International

Israeli soldiers ordered to "map entire Palestinian civilian population". Maureen Clare Murphy

UNESCO entra no jogo israelense de apagar a história da Palestina


Nenhum comentário:

Postar um comentário